Qual é o investimento ideal para começar?
Esta é uma pergunta que já ouvi muitas vezes de médicos clientes meus e é mais que natural ter essa dúvida, pois há um universo gigantesco de investimentos e cheio de siglas para assustar quem está começando.
Neste post vou ajudar a responder essa pergunta sobre como escolher um investimento para começar.
Já vou logo respondendo que depende. É como se você me perguntasse uma sugestão de filme pra assistir. Não tem um filme que vai agradar todo mundo. Primeiro preciso saber se você gosta de aventura, comédia, se está disposto a passar 3 horas na frente da televisão e por aí vai.
Com investimento é a mesma coisa. E além de ser impossível indicar um investimento que atenda a todo mundo, o importante é dar as ferramentas para que você mesmo encontre o caminho. E é para isso que estou aqui.
Antes de qualquer coisa, você precisa definir qual o objetivo do seu investimento: aposentar daqui a 30 anos, comprar uma casa em 5 anos ou viajar pro Caribe no próximo verão. Com essa meta clara, você vai conseguir pensar nos 3 pilares de decisão: Rentabilidade, Liquidez e Risco.
Não existe investimento perfeito. O ideal seria aplicar em um investimento com alta rentabilidade, alta liquidez e baixo risco. Todo produto do mercado é bom em um desses quesitos, talvez em dois, mas nunca nos três. Olhe o exemplo da poupança: ela tem baixo risco, alta liquidez, mas tem uma rentabilidade merreca, atualmente em torno de 1,4%… ao ano! Um outro exemplo seria uma ação, que tem alta liquidez, pode ter uma alta rentabilidade, mas tem risco alto, podendo até perder dinheiro em determinado período.
Pra quem não está familiarizado, explicando rapidinho, liquidez é a velocidade para transformar um investimento em dinheiro no seu bolso. Uma grana na poupança tem liquidez imediata, basta ir ao banco e sacar. Por outro lado, há fundos que demoram 30 dias para creditar o dinheiro na sua conta para que você possa sacar.
Então com esses três fatores em mente e de acordo com seu conhecimento de mercado você poderá escolher o investimento pra fazer.
Como nosso post é sobre um investimento para começar, geralmente a escolha vai cair em investimentos de renda fixa, pois têm baixo risco e alta liquidez embora o rendimento não seja grandes coisas, mas para começar está bom, pois no início você tem que buscar é conhecimento e experiência. À medida que aprendemos mais, vamos na direção dos investimentos mais arriscados e com maior rentabilidade.
Juntando tudo isso, comece então por Tesouro Direto, CDB e Fundos DI. Estas são minhas sugestões por terem baixo risco e alta liquidez. E fuja daqueles 5 piores investimentos que já falamos aqui em outro post.
O ponto chave é não terceirizar sua vida financeira. Estude, se informe, busque sempre conhecimento sobre finanças e com tempo você vai investir cada vez melhor, e se tiver qualquer dúvida, conte comigo. Deixe suas dúvidas aqui nos comentários.