O que é liberdade financeira para você? E independência financeira? 

Liberdade e independência financeira são o desejo de muita gente, por isso, são dois termos amplamente usados em todos os lugares quando o assunto é finanças pessoais, sejam livros, blogs ou vídeos no Youtube, mas é importante clareá-los aqui, para garantir que estejamos todos bem alinhados.

Independência Financeira é quando as rendas vindas de nossos investimentos são suficientes para cobrir todas nossas despesas correntes, sem qualquer necessidade de renda vinda do trabalho

O patamar para se atingir a independência financeira, no entanto, varia de pessoa para pessoa, pois os custos mensais são muito particulares de cada um e, ainda, variam ao longo da vida. Afinal, no início das nossas carreiras temos preocupações como formação de patrimônio, educação de filhos, para muitos aqui, montar um consultório e equipá-lo, pagar a quota de uma cooperativa e várias outras que são substituídas por remédios e planos de saúde com preços estratosféricos à medida que envelhecemos.

Já a liberdade financeira é ter reservas em um nível suficiente para ter liberdade de escolha nas suas decisões financeiras, como a mudança de um emprego, eventualmente recebendo menos, abandonar os plantões e focar no consultório, ou até mesmo mudar totalmente de carreira, sem se preocupar com os boletos chegando no fim do mês.

Novamente, é um patamar que varia de pessoa para pessoa, de acordo com seus gastos e também com a sensação de conforto que ela precisa para exercer essa liberdade. Por exemplo, algumas pessoas se sentirão confortáveis para rejeitar um trabalho quando tiverem reservas suficientes para cobrirem um ano de seus gastos, enquanto outras precisariam ter o equivalente a 3 anos de seus gastos cobertos para terem o mesmo nível de conforto.

Para deixar clara a diferença entre os dois conceitos, gosto de dizer que Liberdade Financeira é ter dinheiro suficiente para fazer qualquer coisa que se queira, mas não o suficiente para não se fazer nada. Já Independência Financeira é o ponto onde pode fazer qualquer coisa, inclusive nada. Viver de brisa, como dizem em alguns lugares.

Muita gente acaba confundindo esses conceitos com aposentadoria, mas isso não é verdade, necessariamente. Não é por ter atingido esses patamares que alguém deva parar de trabalhar.

A liberdade financeira vai garantir que você possa se dedicar a outros projetos que lhe deem mais prazer e, possivelmente, trazer a consequência natural da independência financeira. Por isso, foque na liberdade financeira, pois além de ser mais fácil de ser conquistada, abrirá caminhos para a independência.

Então, com esses conceitos definidos, você já saberia definir quais seriam seus patamares atuais para a liberdade e a independência financeiras? Coloque suas dúvidas nos comentários que eu te ajudo.